Ilustração Macaco
Ilustração

ilustração O Engenho

APARAUÁ com 40 hectares de Mata Atlântica (fauna e flora) e 06 (seis) nascentes de águas naturais, faz parte de um seleto grupo de áreas destinadas à PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. Uma Reserva Ambiental pode caracterizar-se, entre outros pontos, por possuir certo grau de ocupação humana e guardar áreas que não sofreram influências antrópicas, preservando áreas de grande importância estética e cultural tudo de conformidade com os pré-requisitos desejáveis para a promoção do bem-estar das populações, sejam de homens, animais e flora.

Historicamente, as terras destinadas a Aparauá localizam-se no Engenho Massaranduba do Norte (340 hectares), situado na PE-49, Km 20, Ponta de Pedras, Goiana/PE, desmembrado do Engenho Massaranduba (1.980 hectares). Aparauá quer dizer Massaranduba em Tupi-Guarani, tal madeira era abundante na região e ainda hoje compõe a área verde do local. O objetivo principal é a preservação ambiental.

Muitas gerações nascendo e crescendo em contato com a natureza, respeitando as tradições do seu lugar, preservando sempre matas e nascentes de água, criando animais, cuidando de plantações. Estilo de vida já incorporado ao DNA da família há mais de 100 (cem) anos. Fala-se muito em turismo sustentável, nós só acreditamos que ele seja sustentável se além de melhorar a capacidade de vida das pessoas da região, ele consiga preservar a história e a cultura e promover a educação. Desenvolver turismo nesta área surge como alternativa para preservação do local agregando renda e gerando emprego.

Em 2004, Aparauá passa a ser uma área voltada ao turismo, inicialmente, pedagógico. A preservação dos recursos naturais possibilitou o enquadramento do empreendimento nos roteiros turísticos do Município de Goiana, na APETURR- Assoc. Turismo Rural e Ecológico e EMPETUR- Empresa Pernambucana de Turismo. Hoje o espaço além de desenvolver atividades de Educação Ambiental, trabalha com Turismo de Lazer, Treinamentos Empresariais, Eventos, Confraternizações, Contemplativo, Melhor Idade e Esportes de Ação (Trekking, Cicloturismo entre outros).

Nossa missão é preservar o meio-ambiente, orientando e incentivando os visitantes a descobrirem as riquezas naturais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais com práticas socialmente justas e ambientalmente responsáveis. A nossa visão é ser um espaço destinado a lazer, educação, pesquisa científica, ambiental, histórica e cultural e treinamentos empresarias, respeitando sempre o meio ambiente e primando pela qualidade de nossos serviços e atendimento, tendo como prática recorrente em Aparauá o uso de mão-de-obra local.

Embalada pela onda ambiental e pelo princípio da sustentabilidade, que tomam conta do mundo, a nossa APARAUÁ é um espaço especial, nossa idéia é que as pessoas se sintam bem e pensem sobre um estilo melhor de vida. Quando se trabalha numa empresa que promove ecologia, não dá para deixar de rever a rotina do dia a dia.

Prática Design